Novidades
Mineração na Prática

A mineração construindo um relacionamento saudável e transparente com nossos clientes, parceiros e colaboradores. 

Nossos engenheiros Carlos e Marcelo explicam, etapa por etapa, como é a mineração na prática. Confiram!

Perfuração Primária

A Perfuração Primária pode ser considerada a primeira etapa do processo operacional para a extração de um minério.

Na Riuma Mineração utilizamos Perfuratrizes Hidráulicas Cabinadas, equipamentos de última geração que proporcionam conforto e segurança para o colaborador, além de garantirem uma perfuração eficiente, fundamental para um desmonte produtivo e seguro.

Desmonte Primário

Após a perfuração primária é realizada a segunda etapa operacional, o Desmonte Primário.

O Desmonte é realizado através da utilização de emulsão bombeada coloca nos furos realizados pelas perfuratrizes.

Nesse processo temos a expansão dos gases gerando a fragmentação e lançamento do maciço rochoso. Essa operação deve ser realizada com mão de obra capacitada, garantindo a segurança e qualidade do processo.

Carregamento e Transporte Interno

Após a operação de desmonte primário do maciço rochoso, o material fragmentado da pilha é carregado com uso de escavadeiras/carregadeiras e transportado por caminhões basculantes até o sistema de beneficiamento.

É nessa etapa que temos mais funcionários e equipamentos envolvidos, por isso os cuidados com os acessos, equipamentos e mão de obra qualificada são fundamentais para garantir a produtividade, segurança e economia do processo.

Britagem Primária

A Britagem Primária é a primeira etapa do processo de beneficiamento do minério extraído da jazida.

Nessa etapa é realizado a cominuição do minério através de Britadores de Mandíbulas e posterior peneiramento para separação de agregados de Rachão, B.G.S. e pulmão para alimentação da Rebritagem.

Rebritagem

Os processos da Rebritagem se assemelham às da Britagem Primária, ou seja, são compostos por cominuição através de britadores cônicos e separação através de peneiras vibratórias.

É nessa etapa que produzimos os chamados materiais finos (P1, Pedrisco, Pó de pedra, etc), agregados que necessitam ter características físicas como cubicidade, lamelaridade e faixa granulometrica bem controladas.

Por possuir quatro estágios de britagem, peneiramento eficiente e laboratório próprio completo, a Riuma garante a qualidade na produção de seus agregados.

Carregamento, Pesagem e Expedição

Nesta etapa finalizamos o processo operacional e iniciamos o processo se carregamento, pesagem e expedição do agregado até nosso cliente.

Para agilizar o carregamento do material a Riuma possui carregadeiras de alta capacidade, todas com balanças acopladas, o que garante agilidade no carregamento.

Além disso, possuímos duas balanças rodoviárias de 80 ton, calibradas e certificadas pelos órgãos competentes, que também garantem agilidade e segurança na pesagem correta do material.

Para finalizar, não podemos deixar de mencionar que a Riuma possui frota própria de caminhões, equipamentos modernos que trabalham de forma segura e responsável (fazemos parte do Movimento Responsabilidade de Peso), um grande diferencial que pode assegurar o recebimento do material em sua obra dentro dos prazos e qualidade exigidos.